ANDRUCHA WADDINGTON

Um dos diretores mais importantes do cinema brasileiro, Andrucha lançou em 2012 seu quinto longa-metragem “Os Penetras”, visto por mais de 2,5 milhões de espectadores. Em 2010, foi responsável pela direção de “Lope”, coprodução Brasil-Espanha vencedora de dois prêmios Goya – o Oscar espanhol e participou da seleção oficial do festival de Veneza.

Dirigiu também “Gêmeas” (1999) – Melhor Filme do Júri Popular do Festival de Brasília, “Eu Tu Eles” (2000) – Seleção Oficial do Festival de Cannes e Melhor Filme dos festivais de Havana e Cartagena, e “Casa de Areia” (2005) – Prêmio Sundance/NHK International Filmmakers de Melhor Roteiro . Participou também da seleção oficial nos festivais de Berlin e Toronto.

Andrucha dirigiu ainda especiais musicais de grandes nomes da MPB, como os documentários “Viva São João”, “Maria Bethânia- Pedrinha de Aruanda”, “Ao Vivo Lá em Casa”, de Arnaldo Antunes e “Banda Dois”, de Gilberto Gil.

Seja um associado

Seja sócio da Academia Brasileira de Cinema e participe da votação e da cerimônia de premiação mais importante do Cinema Brasileiro.